A Importância de saber falar com a imprensa

O cenário é assustador. 33 mineiros são encontrados com vida após o desabamento de uma mina no Chile. O grupo fica soterrado por mais de 50 dias, numa distância de 700 metros da superfície. As chances de sobrevivência são mínimas e a única esperança do grupo é contar com a sorte e a destreza do Governo Chileno para realizar o salvamento.

Com o início do processo de resgate, a imprensa do mundo todo foi mobilizada para cobrir a situação. A pequena cidade de Capiapó, no interior do Chile, nunca recebeu tantas equipes internacionais de televisão, com repórteres ávidos por entrevistas exclusivas, ganchos inéditos e imagens de alto impacto emocional para cativar o espectador.

Nesta situação limite, a probabilidade de realizar um Media Training era inconcebível, mas devido às diversas especulações da imprensa, foi exatamente o que as autoridades Chilenas resolveram implementar.

Por meio de três tubos de suprimento – que também mantinham linhas de comunicação com a superfície –  os mineiros receberam instruções via circuito fechado de televisão sobre como manter o equilíbrio durante entrevistas, pedir ao repórter para repetir a pergunta, negar uma entrevista e, também, métodos para articular o pensamento antes de responder aos repórteres.

Com esta atitude positiva, os mineiros puderam responder às questões dos jornalistas de forma mais clara e objetiva, levando a informação necessária para que a sociedade pudesse entender o que aconteceu, e tomar suas conclusões com base nos fatos apurados.

Além de cuidar da comunicação verbal, o treinamento feito para os mineiros também contemplou a comunicação não verbal, ou seja, todos eles saíram da mina com a barba feita, camisetas brancas, tudo para não passar uma imagem de sofrimento em rede nacional, ao lado do presidente do Chile e demais autoridades que acompanham a emocionante operação de resgate.

O Media Training é uma ferramenta poderosa e que pode ser realizada em qualquer situação. Ao arquitetar a informação de maneira estruturada e menos emocional, oferecemos aos jornalistas sua matéria-prima de trabalho de forma  coesa e eficaz. Pense nas possibilidades que um Media Training pode fazer pela sua empresa, ou pessoa, e procure um profissional de Relações Púbicas para aplicá-lo, antes que uma situação de crise aconteça

por Robson Melendre –  Diretor de Atendimento da LG-One

Advertisements

About comunihka

“Somos a 1ª agência de Relações Públicas do mundo. Nossas experiências, aspirações e valores estarão estampados nos posts deste blog, assim como a criatividade, diversidade e personalidade dos nossos profissionais. Compartilhe suas ideias conosco.”
This entry was posted in H&K. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s