É hora de planejar

O mês de janeiro possui um sinônimo entre as agências de comunicação: planejamento.
Aproveitando que muitos executivos com poder de decisão tiram a primeira semana do ano para um período de descanço, é exatamente este o momento para supreender o cliente.
É hora de rever e repensar tudo o que aconteceu em 2010, com o objetivo de colocar em prática ideias, metas e análises que não foram implementadas.
Para termos um bom planejamento reúno aqui algumas indicações:
Análise Interna: Reveja todos os processos. Como você terá que abrir novas pastas na rede, com o nome 2011, veja os modelos utilizados em relatórios, planilhas de status e demais documentos que podem sofrer alterações, para se tornarem mais eficazes. Arquivos em Excel que excedam uma página em tamanho A4 são problemáticos para impressão e checagem em telas de computadores, por exemplo. Veja também se o cliente está satisfeito com a forma na qual estes materiais são absorvidos por demais departamentos – além de PR. Muitos executivos incluem PR em suas metas e um report já no formato ideal pode facilitar o trabalho.
Calendário – É muito importante ter um calendário anual atualizado para verificação de feriados e datas comemorativas, com impacto grande nas vendas.
Análise SWOT – Bastante aplicada esta ferramenta pode auxiliar os comunicadores. Lembrando que analisamos o ambiente interno com as Forças e Fraquezas do cliente, bem como o ambiente externo é revisto nos tópicos Oportunidades e Ameaças.
Formato – Depende da demanda do cliente. Geralmente, é importante um arquivo em ppt detalhando as ações e um cronograma em excel.
Ajustes– Como um plano de comunicação é uma ferramenta viva, que pode e deve ser ajustada, não estabeleça nada inflexível. Neste momento, a inflexibilidade somente atrapalha na tomada de decisão.
Mercado – Estude o mercado do seu cliente. Neste período, a grande imprensa gera matérias de balanços do setor, com as expectivas e previsões de cada mercado. Leia estas matérias. Desta forma, você terá números atualizados, sendo mais acertivo.
Criatividade – Aproveite também que janeiro é um mês “mais tranquilo” e pense em como inovar. Que estratégia pode ser feita? Que canal de comunicação ainda pode ser exploradaro e como? Como PR pode ser mais alinhado com as metas da empresa? Que reforço físico ou de equipamentos preciso para colocar este projeto em prática? Respondendo estas perguntas, as estratégias de comunicação começam a tomar forma.
Analise as expectativas – Ao apresentar um plano de comunicação tenha em mente que o cliente não possui vivência de imprensa. O negócio da empresa é muito mais importante que os deadlines dos jornalistas – que são prioridade para PR. Por isso, tenha um discurso prático e objetivo para coincidir harmoniosamente os interessees da empresa e da mídia – desafio cada vez mais árduo.
Escute seu cliente – Seja paciente e ouça com atenção. Como bom comunicador: escute e analise criteriosamente, só então forneça uma sugestão.

Sucesso em seu planejamento!

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About robsoncomunihka

Diretor de atendimento da LG Electronics, na LG-One, jornalista com 12 anos de experiência em comunicação corporativa e marketing.
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