Dos desafios para a Comunicação Sustentável

As fronteiras para a comunicação entre as pessoas e culturas diminuem consideravelmente todo o dia como um resultado da democratização dos meios de comunicação e do acesso à informação. Mas mesmo com a facilidade de trocar mensagens, com o incremento de canais e com a convergência dos meios de comunicação através da internet e das novas tecnologias digitais, o número de barreiras para programar uma política de comunicação global aumenta para as empresas tornando-se uma preocupação constante dos líderes corporativos brasileiros que ingressam no mundo globalizado.

Entre os desafios encontram-se: a rapidez com que a informação navega pelos continentes através das mídias sociais motivada pela interatividade do universo digital, gerando a discussão sobre o controle na divulgação; as diferenças culturais que dificultam as ações globalizadas, propiciando as reflexões sobre conteúdo e a relevância de mensagens-chave exclusivas; bem como, a formação de plataformas online e offline mistas nas quais temos diversos públicos-alvo atingidos simultaneamente, fomentando debates corporativos sobre reputação, valores, resultados e políticas de responsabilidade sócio-ambiental. Todos estes fatores interagem construindo, ou não, credibilidade para as empresas.

Ao transportar a definição de sustentabilidade para a realidade da comunicação, percebe-se que o cenário que as empresas têm pela frente é de comunicar e responder instantaneamente a todas as situações que afetem a sua imagem e, por conseguinte, influenciem a sua reputação e o modo como vão administrar a comunicação dos seus ativos intangíveis e credibilidade em escala global. Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas, “Sustentabilidade é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. A comunicação de um modo sustentável deverá informar com responsabilidade e garantir a transmissão de conhecimento permitindo a reflexão sobre as informações enviadas e trocadas. Trata-se da própria governança corporativa do processo de comunicação.

A comunicação sustentável não será a maneira criativa como as empresas irão comunicar seus programas de sustentabilidade, mas vai, em si, estabelecer um novo patamar do entendimento do papel da comunicação corporativa na construção dos valores sustentáveis da empresa, uma vez que a comunicação deve andar alinhada com as estratégias de negócios para construir, manter e zelar pela reputação das empresas em um contexto mundial que prega a sua preservação. A comunicação sustentável não será um complemento. Ao estar permeada em todas as ações da companhia, ela funcionará como um agente regulador e auto-auditor presente em todo processo de sustentabilidade das empresas.

Mas, é possível medir o impacto da comunicação sustentável? Sim, é possível. E ele não será medido apenas quantificado através do volume de ações, notícias ou posts e retweets positivos ou negativos sobre os negócios em questão, mas sim qualitativamente, pela opinião dos públicos que se relacionam com as empresas, conhecidos no meio como stakeholders; pelos resultados financeiros; pelas mudanças de percepção sobre os diferentes focos da companhia e pela capacidade delas de se re-inventarem e de se adaptarem rapidamente às diferenças culturais e às mudanças constantes deste período de transição.

Sheila Magri – Gerente Geral da Hill & Knowlton Brasil

Advertisements

About comunihka

“Somos a 1ª agência de Relações Públicas do mundo. Nossas experiências, aspirações e valores estarão estampados nos posts deste blog, assim como a criatividade, diversidade e personalidade dos nossos profissionais. Compartilhe suas ideias conosco.”
This entry was posted in Sustentabilidade and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s