O bom coach-líder

Uma das responsabilidades mais importantes de um líder é treinar e desenvolver sua equipe. O coach desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de futuros líderes da empresa e aplica ferramentas que ajudam aqueles que não se encaixam nos seus devidos papéis, recolocando-os em trabalhos mais adequados dentro da empresa.

Há muitas razões para um líderatuar como um coach de pessoas. Alguns deles são:

  • Mapear as pessoas dentro da empresa, direcionando-as no desenvolvimento de suas competências;
  • Anteriormente, a empresa era responsável pelo plano de carreira do funcionário. Atualmente, existe a empregabilidade, isto é, as pessoas investem na sua carreira e são capazes de trabalhar em qualquer empresa, fazendo com que os funcionários sintam-se livres para agir conforme suas necessidades e não mais as necessidades da empresa. Um dos maiores desafios do líder é segurar a ansiedade dos funcionários (principalmente os mais jovens) e lidar com suas frustrações;
  • É necessário desenvolver o poder de treinar pessoas, delegar e reconhecê-las;
  • O líder tem o papel de influenciar pessoas. Ele deve ser um influenciador;
  • O líder necessita possuir a habilidade de treinar pessoas para não centralizar o trabalho e ficar sobrecarregado;
  • O líder necessita ser transparente com sua equipe e ter muito bem definido os valores e a missão que pretende passar para seu time;
  • É necessário estimular a equipe, otimizando o trabalho para obter um melhor resultado;
  • Uma equipe é formada de pessoas que possuem visões diferentes, sendo assim, um dos principais desafios do líder é fazer com que a equipe chegue num objetivo comum para atingir o resultado esperado;
  • Um bom líder apresenta metas e estratégias para sua equipe e também mapeia seus funcionários, apresentando as metas de competência de cada um deles;
  • Realizar feedbacks verdadeiros e transparentes apresentando os pontos fortes e fracos da pessoa, preparando-se para a reação, reduzindo assim o campo de força entre ambas as partes. É necessário saber ouvir.

Tornar-se um bom líder-coach muitas vezes leva anos de esforço, disciplina focada e compromisso com o desenvolvimento das pessoas para poder colher os resultados de suas atividades de coaching.

Uma vez que nem todos os gestores são igualmente eficientes quando se trata de desenvolvimento e treinamento de pessoas, é importante deixar claro desde o início o que se espera deles como treinadores, deixando-os responsáveis por orientar seus funcionários através do processo de gestão de desempenho.

O principal objetivo do coaching é desenvolver as pessoas e ajudá-los a alcançar seu potencial. Em alguns casos, infelizmente, os líderes podem perceber que suas ações  não estão sendo eficazes. Neste caso, é importante,  trabalhar com a equipe e ajudá-la a definir os pontos fracos e fortes deste “relacionamento”, a fim de atingir os objetivos e metas definidos e acordados entre ambos.

Qualquer tipo de relação entre pessoas é baseada em confiança. É muito importante que o líder promova uma atmosfera de confiança e segurança, onde exista uma boa comunicação entre sua equipe. Esta atmosfera motivadora faz com que as pessoas sintam-se respeitadas e façam parte de um time vencedor.

 

 

 

Advertisements

About thaiscomunihka

Thais Thomaz – Atualmente na função de Gerente de Contas, coordena projetos de relacionamento com diversos públicos desenvolvendo programas de comunicação integrada de acordo com a estratégia de cada cliente no Brasil e América Latina. Também gerencia trabalhos da rede H&K no mundo e as ações de PR 2.0 colaborando com as campanhas de comunicação online dos clientes.
This entry was posted in Comportamento (pesquisas, materias) and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s