Cerveja de arroz. Com ou sem feijão?

Foi um ippon. Quando toda a torcida bradava ou pelo lado holandês da Heineken ou pelo sul-africano da SABMiller, eis que a japonesa Kirin, zebra da parada, comprou mais da metade Schincariol,  por meros R$ 3,95 bilhões.

Embora endividada, a Schin  é mais cobiçada empresa do mercado nacional de cervejas, por possuir nada menos do que 12% da fatia nacional, segundo a Nielsen, além de ser líder em água mineral e terceira em sucos prontos.

Agora, todas as atenções se voltam para a Cervejaria Petrópolis, dona de pouco mais de 9% do mercado, para saber até quando a produtora da Itaipava e Crystal vai resistir ao assédio dos grandes grupos internacionais.

Questões pendentes a serem resolvidas com o tempo, como o descontentamento dos sócios minoritários, e uma batalha jurídica que se inicia, a Kirin terá um imenso serviço pela frente: a reposicionamento de algumas de suas marcas, sobretudo a Nova Schin,  que embora reine no Nordeste brasileiro, perdeu campo nas demais regiões do país depois que famoso “experimenta”.

Tarefa dura que a Heineken, dona de 8% do mercado depois de comprar o braço cervejeiro da FEMSA no mundo, enfrenta com a Kaiser, que depois dos áureos tempos do baixinho, hoje é uma cerveja tipicamente do Sul do país.

Outra questão é se adaptar ao paladar brasileiro ao oferecer seus produtos, principalmente a cerveja que faz sucesso no Japão e traz a receita com arroz. Estará o consumidor brasileiro apto a mais um “experimenta”? Fausto Silva será chamado para mostrar a novidade na TV?

Se cerveja de arroz se come com palitinho ou não, ou se de fato combina com feijão, só o tempo e uma boa estratégia de mercado saberão dizer.

 Distante de tudo, o gigante nada adormecido AmBev (69%), que coloca sua Budweiser no mercado em setembro como patrocinadora da Copa do Brasil, observa em silêncio, mas com certeza pronta para entrar com sagacidade no tatame.

* Por Márcio Dal Rio, gerente de contas da H&K

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