IFA 2011 – O mundo em várias dimensões e touchscreen

Ao caminhar pelos imensos estandes da IFA 2011, uma particularidade ressalta aos olhos: tudo é touchscreen.

A tecnologia de telas sensíveis ao toque está em praticamente todos os lançamentos. O que chama mais a atenção é o fato dos televisores inteligentes – ou SMART como o mercado está denominando – também abandonarem o controle remoto, sendo que toda a função da TV agora é gerenciada por meio de um dispositivo touch, ou mesmo pelo seu celular.

Isso mesmo, num futuro muito próximo, o seu celular Android – ou com qualquer outro sistema operacional – poderá controlar a TV, o alarme de casa, a distância percorrida pelo automóvel e uso de combustível, enfim, os aplicativos são infinitos.

Ainda em televisores, a tecnologia que permite acesso a conteúdos em terceira dimensão possui bastante destaque. Sabemos que no Brasil o conteúdo em 3D ainda é restrito – como também na Europa – contudo a maioria dos fabricantes possui uma solução que converte automaticamente qualquer conteúdo 2D para 3D, e a qualidade é excelente.

Outro ponto crucial em televisores com imagem em terceira dimensão é sobre a tecnologia aplicada. Alguns poucos fabricantes utilizam a tecnologia ativa, ou seja, o efeito 3D é gerado nos óculos, que são pesados, desconfortáveis e com bateria. Imagine você na sala da sua casa com óculos conectados via fio com o televisor e, se acaba a bateria, você precisa de nova carga para ver o final do filme. Já na tecnologia passiva, o 3D está no televisor, os óculos são leves e a sensação é infinitamente melhor. A tecnologia passiva, prevêem alguns especialistas, é um passo a frente pois permite num futuro próximo a eliminação dos óculos para ver em 3D.

Essa característica de terceira dimensão não fica apenas restrita aos televisores, pode ser acessada também em notebooks, netbooks, monitores e celulares. No estande da LG Electronics, por exemplo, os visitantes podiam ver o primeiro celular do mundo que grava e reproduz conteúdos em alta definição 3D. O equipamento, o LG Optimus 3D, chega neste mês ao mercado brasileiro.

Advertisements

About robsoncomunihka

Diretor de atendimento da LG Electronics, na LG-One, jornalista com 12 anos de experiência em comunicação corporativa e marketing.
This entry was posted in H&K. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s